Elas estão situadas ao Sul de Alagoas, há quem diga que são mais de 30, e é possível encontrá-las num espaço de 10 km uma da outra, mas não localizei nada a respeito na página do Turismo do Estado.
Pois bem...quando digo que Alagoas pode ser completa turisticamente, não é exagero.
Nesse Mapa é possível visualizar a localização das principais lagoas do Estado.
No Bairro de Pontal da Barra, onde as rendeiras tecem a famosa renda filé (Patrimônio Imaterial de Alagoas) em suas casas, que viram lojas cheias de vida e cor, temos a lagoa Mundaú.
As casas das rendeiras margeiam a lagoa, assim como alguns restaurantes.
Imagem de Luis Buarque
Imagem Reditec
Uma dica para quem quiser tirar suas próprias conclusões é dar uma olhadinha nos sites de compra coletiva, tipo Peixe Urbano ou Groupon , pois neles você encontra este passeio com um desconto de até 40%. Mesmo assim ainda considero um passeio caro pelo que oferece!!!
O passeio percorre as lagoas Mundaú e Manguaba ( a maior lagoa do Estado), com uma parada na Ilha do Carlito, o local oferece piscina, restaurante, uma espécie de clube...SQN
O lugar tem um grande potencial, e provavelmente já foi muito bom, tendo em vista as imagens divulgadas, mas a realidade atual é bem diferente...a infraestrutura é muito mau administrada, e deixa muito a desejar!
Ilha do Carlito
Ilha da Lagoa Manguaba
Ao final do passeio das 9 ilhas acontece outro evento antes do desembarque, assim como na Famosa Praia do Jacaré em Cabedelo- Paraíba, o Pôr do sol é visto e ouvido...sim, há uma apresentação de saxofone, de música erudita, enquanto o sol se põe.
E isso eu posso garantir, o Pôr do Sol ´na Lagoa Mundaú é DI-VI-NO!!!! Mas você não precisa fazer o passeio para vê-lo ( essa é a melhor parte), você pode ver de algum restaurante, ou até mesmo de algum pier das galerias de lojas ( de graça!!!!).
Foi assim que eu tirei essas fotos!!!!
A lagoa Manguaba tem em suas margens o melhor Polo gastronômico de Alagoas, nas comunidades de Massagueira de Cima e Massagueira de Baixo.
Na Massagueira de Baixo você pode aproveitar o dia as margens da Prainha, uma praia fluvial, mas você precisa ter sorte...a maré precisa estar baixa, pois a travessia é feita de barco, do lado oposto a lagoa, tem um restaurante Maravilhoso, a Barraca do Pedrinho.
Você vai pagar cerca de R$ 6,00 pela travessia, ida e volta, e o barqueiro te dirá qual o último horário para volta, em virtude da maré!
É um lugar de ostentação...mas não se preocupe, os preços são acessíveis, a comida é ótima, a caipiroska é deliciosa e lindaaaaaa! A ostentação fica por parte do pessoal que ancora suas lanchas e jetskis a beira da lagoa, para aproveitar o dia com a família.
Fomos num domingo, e não encontramos muito movimento, mas era baixa temporada.
Mas vamos as dicas de Mochileiro, tanto no Pontal da Barra, quanto na Barra Nova é possível chegar de ônibus ou complementar ( micro-ônibus).
Para o Pontal da Barra, você precisa pegar o ônibus de mesmo nome , empresa Veleiro, que passa pelo Shopping Maceió (antigo Iguatemi).
Já para Barra Nova, você tem 2 opções, o urbano e o micro, ambos da empresa Real Alagoas, linha Marechal Deodoro via Barra Nova, o local de saida deste último é em frente as Americanas no Centro.
Como já havia falado no primeiro Post sobre Alagoas o melhor é baixar o app Cita Moby, assim você terá acesso as linhas e etinerários do transporte urbano em tempo real.
Alagoas ainda tem outras lagoas, mas pretendo falar delas nos posts seguintes...
Aguarde para conhecer a Lagoa do Roteiro , a Lagoa Azul e a Lagoa Jequiá.
Pôr do Sol na Lagoa Manguaba
Nenhum comentário:
Postar um comentário