E o post de hoje é justamente sobre essas duas praias!
A maioria dos Hotéis estão localizados nessas duas praias, geralmente hotéis com 3 estrelas ou mais.
São praias bem movimentadas, pois a orla chama para uma atividade física, para uma cerveja com os amigos, ou um almoço/janta em um dos mais diversos restaurantes da orla.
Pajuçara e Ponta Verde são praias lado a lado, nelas você encontra restaurantes, sorveterias, tapiocarias, bares, e muito artesanato!
Infelizmente o mar apesar de lindo, e transparente em boa parte do tempo, nem sempre está próprio para o banho.
Uma dica importante é acessar o site do Instituto do Meio Ambiente (Balneabilidade IMA - AL), nele você pode acompanhar quais as praias estão com balneabilidade, geralmente a coleta de avaliação é feita todas as sextas-feiras.
Em se tratando de belezas naturais as duas praias não deixam nada a desejar, na maré baixa você pode visitar as Piscinas naturais na Pajuçara, o trajeto é feito por jangada, uma maneira de manter a tradição dos jangadeiros. O passeio dura em torno de 1:30h, tem um custo de R$ 30,00 ( 2015), e só é realizado na maré baixa.
Ao contrário do que pode parecer as jangadas balançam muito menos que um barco ou catamarã, e são seguras, essa da foto que resgatei na Internet é uma jangada com acessibilidade para cadeirantes.
Se você gosta de mergulhar, há 1 única escola credenciada com a PADI ( maior certificadora de mergulho do Mundo), que oferece mergulhos de batismo ( DSD) e também curso básico de mergulho que pode ser feito em 3 dias. A escola está situada próximo a saída dos jangadeiros,na Praia de Pajuçara, você pode saber mais acessando Mergulho Maceió.
Evite mergulhos com pessoas sem credencial de mergulho, o risco pode ser muito grande, com acidentes pulmonares principalmente,
Você tem todo o direito de solicitar a credencial do suposto instrutor, e é assim que ela deve constar, como Instrutor de Mergulho ou para mergulhos rasos (até 12m ) Dive Master.
Lembre-se uma viagem é feita para se divertir, e não para correr riscos!
Já na Praia da Ponta Verde as piscinas naturais podem ser acessadas a pé, porém com a maré muito baixa, e de preferência aconselho entrar enquanto a maré ainda estiver secando!
Essas piscinas são pouco acessadas, por isso é possível que vc encontre uma delas esperando só por você!
O ideal é ir de chinelos ou aquelas botinhas de mergulho, pois os corais e ouriços que ficam neles podem machucar os pés. O local geralmente tem muitos pescadores, e eu já aprendi muito com um deles, Sr. Sebastião que me levou para passear até o final dos recifes e me contou um pouco sobre cada piscina, enquanto procurava por polvos ( não encontrou nenhum, acho que foi de tanto eu rezar para ele não achar...hihihihihihi)!
Imagem de Patricia Muniz
Imagem de Patricia Muniz
As piscinas naturais da Ponta Verde ficam além do Farol, e você só consegue chegar até elas na maré seca ( no dia que fui ela estava marcando -0.1), ou no caso de uma maré baixa ( entre 0.4 e 0.6) você pode alugar um caiaque e seguir até lá! Eu prefiro a maré seca... e tome muito cuidado pois é um lugar bem escorregadio.
Ao longo do trajeto até o farol, você já pode ver alguns peixinhos, corais pétreos, ouriços do mar, siri, e alguns estudantes de biologia observando isso tudo, pegar uma carona na aula, discretamente, pode ser legal se você também curte saber mais da vida marinha.
Outro evento muito lindo é deixar a preguiça de lado e se deslumbrar com o nascer do sol, que aqui em Maceió nasce por volta das 5:15h... e é sempre um espetáculo!
Imagem de Anderson Douglas da Silva
Tá sentado ai ainda????
Corre já pra Maceió criatura!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário