Marcadores

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

MARÉS COMO ENTENDER!?

Pra nós que viemos do Sul isso foi um dilema, por que a maré no Rio Grande do Sul não varia em quase nada, cerca de no máximo 400 cm, e em Santa Catarina a variação dela ocorre de 4/4h, aproximadamente, e não chega a 1 m.
Essas medidas são realizadas pela Marinha do Brasil, e relatam a altura que o mar terá em determinados horários.

A primeira vez que viemos a Maceió, aconteceram duas situações que nos fizeram parar para pensar : uma na Praia da Ponta Verde a noite, e outra na Praia da Sereia durante o dia.

Na Praia da Ponta Verde, estávamos na orla e vimos as pessoas caminhando mar a dentro em direção ao Farol, o mesmo Farol que havíamos visto quase totalmente coberto durante o dia. Como??
Na Praia da Sereia a dona da casa onde estávamos hospedados disse que não tinha conseguido tomar banho de mar por que não tinha água, o mar tinha secado...

Oi???? Como é que é????




Pois é, é isso mesmo....a variação de maré no nordeste é bem diferente, em Alagoas ela chega até 2.4 m de altura, e vai aumentando conforme vamos subindo no mapa. O Maranhão tem a maré mais alta, chegando a 7 m.

E isso muda tudo, as paisagens, os passeios, as praias... aprendi a ler a tábua de marés alguns meses depois de vir morar em Alagoas, e com o tempo fui me dando conta do quanto se perde quando não se acompanha as marés.
É a maré que comanda tudo principalmente no funcionamento das praias (algumas perdem a faixa de areia na maré alta) e nos passeios às piscinas naturais, já que não dá para caminhar dentro do mar com 2 m de água sobre sua cabeça...
A maioria das pessoas não sabem disso, por isso eu vou ajudar você a aproveitar 100% do seu passeio!!!

Mas preste atenção, de primeiro momento pode parecer confuso!! 
Você vai precisar acessar a Tábua de Marés, depois escolher o local onde você quer ir, o mês e o ano.



Abrirá na tela uma relação com as datas, horários e variações da maré para aquele porto que você escolheu. 


Pra você entender, o menor valor é a maré mais baixa (A Boa) e o valor mais alto é a maré mais alta. Até ai simples e óbvio, mas o segredo está no período que você consegue aproveitar.
Vamos lá, exemplo, na imagem aí de cima no dia 01/10 a maré baixa está marcando seu pico às 11:54h, ou seja neste horário ela terá seu pico mais baixo, nesse caso 200 cm. 
O melhor horário para aproveitar é sempre de 2h antes até 2h depois desse horário, ou seja, você vai ter maré baixa, com mar mais tranquilo, menos mexido, das 9:54h às 13:54h.

Se você vem para o nordeste esteja atento que o dia clareia antes das 5h e escurece próximo ás 17h. Então pico de maré baixa depois das 15:30h ou antes das 7h,  significa  aproveitar muito menos o mar! Aqui no nordeste ela costuma variar entre 6 a 8h, ou seja, esse é o tempo que ela levará para encher ou secar!
O comando todo se dá pela lua, é por isso que ela aparece ao lado de algumas datas no canto esquerdo da tábua. Na lua cheia, você terá as marés mais altas e mais baixas, podendo variar de 0 a 2.2m por exemplo, ou no caso do Maranhão de 0.0 a 6.0 m!

É lógico que você pode entrar no mar com a maré alta, no entanto, não poderá fazer passeios em Piscinas naturais como Maragoggi (AL) por exemplo. Se você vier ao nordeste somente para fazer aquele mergulho para ver os peixinhos, e for na semana sem maré ( Maré Alta) esqueça...não vai rolar!

Esse vídeo mostra a maré enchendo aos poucos, lá na Praia da Sereia...que por conta de uma barreira de recifes, realmente seca...hihihihihihihiih



E pra ficar ainda mais claro a diferença que a maré faz, fica a primeira imagem que nos fez compreender melhor sobre isso, na Praia da Sereia ( Maceió)!!!





Então fica a dica, antes de escolher o período da sua viagem dê uma olhadinha na maré!!!! 
Pra não perder belíssimas paisagens!!!


Piscinas Naturais de Maragogi - AL






Nenhum comentário:

Postar um comentário