Marcadores

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

LENÇÓIS MARANHENSES

Ahhh quem nunca sonhou com os Lençóis Maranhenses, aquelas lagoas, areia branquinha...o Reinaldo Gianicchini...

Opa...vamos voltar a realidade né?!
Mas vale lembrar que a novela Da Cor do Pecado (2004), foi filmada no Maranhão, a primeira cena da novela mostra o Mercado das Tulhas, Alcântara e os Lençóis, e como sempre acontece nas novelas tudo visitado em 1 único dia...

Só que Não né?!
Com o tempo você percebe que algumas capitais se apropriam das belezas dos municípios vizinhos, até quando eles não são tão vizinhos assim, como é o caso de Barreirinhas, cidade onde está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que fica há 254km da capital.
Então, quando você for conhecer os Lençóis, não diga que adorou os Lençóis Maranhenses de São Luis!!! A dica também vale para Olinda, que não é Recife...Paripueira e Maragogi que não são praias de Maceió, ou a Praia da Pipa que não é praia de Natal...
Enfim... chega de papo furado e vamos ao que interessa.

Na noite anterior combinamos a saída para a cidade de Barreirinhas em uma Loja do Centro Histórico.
Há outras opções, como utilizar o ônibus da empresa Cisne Branco http://www.cisnebrancoturismo.com.br/), porém até onde eu consegui averiguar este sai da rodoviária, e como estávamos um pouco afastados da rodoviária, os valores não compensavam. Então optamos pelo transporte de van pela empresa de turismo Portal dos Lençóis, a princípio fechamos a ida e 2 passeios, o dos Lençóis Maranhenses e do Rio Preguiças.
Tinhamos a ideia de retornar de Barreirinhas com o ônibus, mas ...bom deixa eu chegar em Barreirinhas!

A van nos pegou na porta da Casa Frank, às 7:30h da manhã, como a viagem demora mais de 4h é preciso sair cedinho para aproveitar o dia, e já tínhamos passeio a tarde.

No meio do trajeto fizemos uma parada para café da manhã, bem variado, por se tratar de uma pousada, mas R$ 15,00 por pessoa.
E quando estávamos quase chegando em Barreirinhas... Buuuuuuuuuuum se foi o boi com as cordas!
O pneu dianteiro da van explodiu, literalmente, ainda bem que o motorista era grosso, mas sabia de direção defensiva, e conseguiu parar com segurança no acostamento.

Até o motorista descobrir como usava o macaco e onde ele estava escondido, nós esperamos embaixo de uma árvore bem curiosa, chamada de Acácia Pompom.
Uma árvore que já vem pronta pro Natal...hihihihihihih!

A van nos levou até nosso Hostel, e foi uma ladainha só...
Barreirinhas tem diversos hotéis e Pousadas, mas levando em consideração a economia, optei pelo Hostel com melhor avaliação no booking, também me chamou a atenção o fato de todas as avaliações serem gentilmente respondidas, tooooodas!!!
Pois bem, o Hostel era retirado, em uma espécie de chácara, cuja entrada era um areal, e portanto fomos ouvindo as reclamações do motorista até metade do caminho, pois ele não tinha como entrar no lugar.
Beleza, sem estresse, mochila nas costas e bora lá!
Encontramos a Alana, uma das proprietárias do Paraíso do Caju (http://paraisodocaju.wix.com/househostel), na porteira de entrada, muito simpática ela nos acompanhou e nos apresentou o lugar.
O que eu posso dizer é que foi um Hostel completamente diferente dos que já ficamos, o lugar tinha uma filosofia meio hippie, não digo que foi ruim, mas no mínimo curioso.
A Aline ocupou parte do tempo prestando atendimento aos cachorros do local, muito amor pelos bichanos, em especial pelo Lampião que andava meio malesco ( como diz o gaúcho).
A escolha foi novamente pelo quarto com banheiro compartilhado, a casa tinha um conceito todo aberto ( entenda aberto mesmo) muitas redes na varanda ( que eu amo), vários cajueiros em seu entorno.
Eu chamaria de Hospedagem de conceito alternativo, eu curti, mas não é pra todo mundo!
A estadia com café da manhã ( bem sortido) foi de R$ 40,00 por pessoa, ficamos apenas uma noite.
Olha se tivesse uma piscina, seria mais do que perfeita!!!

Solicitamos uma quentinha para o almoço, que foi entregue no Hostel, por R$ 15,00, mas a comida não era das melhores, como tínhamos pouco tempo até a Jardineira vir nos buscar para o passeio, não dava tempo para algo melhor.

Até um pouco antes do horário a Jardineira veio nos buscar, por ser um carro com tração nas 4 rodas, tivemos o luxo de sair da porta de casa!
Porém nosso passeio não durou muito...hihihihihihihi, a toyota atravessou o Rio Preguiças na balsa, andou por um pedaço de areia e ...pifou!
Só aventura!!!!

O triste foi perder 1:30h de passeio, enquanto esperavámos um novo carro nos buscar, mas nos divertimos muito com a galera que dividia o passeio conosco!Um casal de SP, um casal do PR, e 2 casais importados da Espanha e da França!
E claro que entre os assuntos surgiu o ¨Como vcs foram parar em Alagoas?" isso sempre rende assunto!

Conseguimos chegar aos famosos Lençóis Maranhenses, e tem várias coisas que ninguém nos conta...

*A areia é fria, sim...sol a pino, e areia fria, todo mundo de pés descalços!
* Turista Oriental de máscara cirúrgica e óculos de proteção, pode parecer uma cena bizarra...mas até ai eles mostram que são feras!!! Faz muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito vento, por isso a areia é fria!!!
* Pense bem se quiser gravar um vídeo falando sobre o local...ele pode não dar certo...o vento vai falar mais que você!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é considerado o Deserto mais úmido do Planeta, está  inserido no Cerrado, mas apresenta forte influência da Caatinga e da Amazônia, sendo encontradas espécies comuns destes 3 biomas. Em seus 155 mil hectares, abriga ecossistemas diversos e frágeis, como a restinga, o manguezal, e um campo de dunas que ocupa 2/3 da área total da unidade, sendo o principal atrativo do Parque Nacional devido as lagoas interdunares que se formam no período chuvoso da região.
No site oficial do Parque você pode ver todos os passeios e o melhor período para visitação:             http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html

É muito importante a questão do período para visitação, pois as lagoas enchem no período das chuvas e fora deste período boa parte delas desaparecem, permanecendo apenas as maiores, porém com uma baixa quantidade de água.
Então o melhor período é de maio a agosto, nós fomos na primeira quinzena de setembro, e como as chuvas não foram generosas este ano, boa parte das lagoas estavam secas.
O lugar é belíssimo, mas confesso que eu criei maiores expectativas, e acredito que deva ser ainda mais lindo com as lagoas cheias. Sem dúvida é algo indiscritível quando visto de cima, até mesmo olhando por imagens de satélite, você vê o desenho que as lagoas fazem entre as dunas, como uma obra de arte.

Aproveitamos muito pouco as lagoas, visto que durante mais de 1h ficamos no caminho ...mas deu pra aproveitar as águas mornas da Lagoa do Peixe e a beleza da Lagoa Azul, as demais infelizmente já estavam secando...

O espetáculo fica por conta do pôr do sol, que é único em Maranhão, céu limpo e e o astro sol mudando de cor...sensacional!!!
Mas você precisa de um Chador ou melhor ainda um Niqab ou uma Burca, pra conseguir esperar o sol se pôr, sentado...caso contrário você corre o risco de virar uma duna de areia, por dentro e por fora!!!
Sem exagero...é muito vento!!!
Tinha areia até dentro da bolsa!!!!

Mas é um belíssimo espetáculo...os turistas orientais munidos de máscaras cirúrgicas e óculos de proteção adoraram!!
A gente também...hihihihihihih!

Após o sol se pôr todos retornam, uma espécie de Rali nas trilhas de  areia do Parque, e depois a fila de Jardineiras para atravessar o Rio Preguiças de balsa.
Mas a paradinha tem direito a comer tapioca com café, feitas num fogão de barro, e com uma agilidade sem igual, e por R$ 4,00!!! No local também era vendido artesanato local, por isso é bom levar um dinheirinho extra, além das garrafas de água!

A noite jantamos na orla de Barreirinhas, um local muito agradável, com alguns restaurantes e suas mesas dispostas sobre um enorme deck as margens do Rio Preguiças e  música ao vivo.
Optamos pelo Restaurante A Canoa, pedimos um prato para 2 pessoas, mas que servia 4 pessoas tranquilamente ( observação de gordinho viu?!), ou seja,o preço era razoável, mas servia muito bem, e a comida era deliciosa.

Nosso próximo passeio foi pelo Rio Preguiças, fomos a Vassouras,Mandacaru e Praia de Caburé ...
Assunto para outro post!!!!